quinta-feira, 13 de maio de 2010

Leitura e Escrita Digital

A palavra escrita, primeiramente, aparece em diferentes meios, como os jornais, livros, revistas, enfim, toda a mídia impressa. Mas não podemos nos esquecer que, atualmente, ela também está relacionada com a facilidade do uso da internet que exige uma comunicação rápida fazendo com que usemos uma linguagem mais informal através de uso de sinais .

A escrita digital, nada mais é do que uma evolução da forma de escrever. Utilizando as facilidades que a Web proporciona, é possível criar textos e “conectá-los” através de links de uma forma tão prática, que isso acabou se tornando a característica fundamental de um texto publicado na rede. Não somente podemos “linkar” uma página à outra, mas também podemos estabelecer conexões entre os mais diversos tipos de conteúdo audiovisuais.

Toda essa flexibilidade trouxe novas possibilidades. Você pode cortar, copiar, apagar, editar, mover, enfim, tudo o que antes era muito limitado no papel, se transformou em brincadeira de criança. Entretanto, essa modificação foi compensada com outras facilidades hipermidiáticas, fato que não seria possível numa mídia impressa e, acima de tudo, nos fornece um universo de possibilidades.

Neste contexto, a escola tem um papel fundamental de informar e conscientizar o aluno de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal ou informal.

0 comentários:

Postar um comentário